O Método de Organização das Didáticas e Avaliações (M.O.D.A) foi desenvolvido com o objetivo de atender a necessidade de sistematização propositiva de atividades e atitudes essenciais para o exercício da docência. A aplicação do M.O.D.A permite que a prática desenvolvida pela docência seja claramente visualizada por todos os envolvidos nos processos de educação, sejam eles alunos, professores, pais ou responsáveis, gestores ou mantenedores.
O M.O.D.A é uma ferramenta pedagógica que promove o aperfeiçoamento da prática docente, através de uma metodologia de organização que garanta a eficiência e compreensão dos serviços prestados. O M.O.D.A apresenta seis protocolos que auxiliam na otimização das diversas práticas escolares.

1º Protocolo: Apresentação e conquista
O processo educacional está intimamente ligado com a conquista afetiva dos participantes do processo. Ou seja, a eficiência dos processos educacionais é proporcionalmente relacionada com a capacidade de identificação por parte do aluno. A otimização dos processos educacionais pode ser alcançada através da adoção do Protocolo de Apresentação e Conquista.
Esse protocolo está relacionado com uma série de habilidades que se apresentam como base para o estabelecimento eficaz das articulações interpessoais que levam aos objetivos educacionais.
De acordo com pesquisas desenvolvidas no campo da neurociência, a conquista afetiva além de ser um processo psicológico, também está relacionada a uma série de reações químicas induzidas por fatos e acontecimentos externos.
Nessas reações químicas ocorre consumo e liberação de substâncias químicas. Sentimentos como felicidade, confiança e amor estão relacionados a presença de quatro substâncias químicas, são elas: endorfinas, serotonina, dopamina e oxitocina. A oxitocina é um hormônio capaz de nos fazer ter foco ou atenção em uma determinada pessoa.
As interações sociais positivas são capazes de desencadear a produção de oxitocina. A afetividade é indissociável do conhecimento, por isso a conquista afetiva nos levará aos objetivos educacionais e aos resultados que tanto buscamos.
2º Protocolo: Revisão e aquecimento
O protocolo de Revisão e Aquecimento tem como objetivo prender a atenção e o foco do estudante e também ativar seus saberes prévios, e a partir destes desenvolver a construção de novos saberes. O emprego desse protocolo visa desenvolver uma abordagem do conteúdo curricular com intuito de estimular o maior número possível de sistemas sensoriais para ativar redes neurais setorialmente abrangentes e assim promover a construção de novos saberes.
É muito importante manter o interesse, o foco e o uso dos saberes prévios do aluno no processo de aprendizagem.
Com a execução do protocolo de apresentação e conquista, o docente consegue cativar emocionalmente seus discentes. Após essa etapa pode-se consolidar o processo de aprendizagem em dois aspectos: revisão e aquecimento.
O processo de revisão consiste em retomar informações antigas, armazenadas ou padronizadas nos diferentes setores do cérebro a fim de estabelecer a ampliação de novas conexões neurais que facilitarão a formalização de novos conhecimentos. No protocolo de revisão e aquecimento, o processo de revisão não consiste no emprego de atividades mecânicas de repetição, mas sim em promover estímulos a fim de ativar informações já armazenadas.
Já no processo de aquecimento o professor realiza atividades que proporcionem experiências sensoriais, transmitidas ao sistema nervoso central na forma de estímulos provenientes dos nossos cinco sentidos (audição, gustação, visão, tato e olfato). Quanto maior o número de experiências, maior a estruturação de novas redes neurais, e consequentemente o conhecimento será mais duradouro e significativo.
3º Protocolo: Abstração e contextualização
O protocolo de Abstração e Contextualização tem como intuito possibilitar ao aluno a reflexão continuada sobre os conteúdos escolares. Estimulando-o a exercitar a imaginação e os saberes construídos além da sala de aula.
Esse protocolo permite a ampliação das bases significativas do processo de aprendizagem, por meio do recuo cognitivo e das relações interdisciplinares entre os objetos de aprendizagem e o contexto sociocultural do aluno.
De acordo com Montessori, o foco de atenção dos alunos deve ir além dos próprios objetos de aprendizagem, deve incluir o contexto concreto previamente adquirido e imediato desses objetos como estratégia para induzir a abstração e a generalização, pois, o mundo reitera a ocorrência de fenômenos e padrões de existência. Nesse aspecto, o docente deverá potencializar as condições necessárias para que o aluno alcance um estado de concentração introspectiva que lhe permita extrair de suas inferências conscientes, certas propriedades e padrões que caracterizam o objeto proposto em um determinado conteúdo que esteja sendo abordado.
A contextualização permite relacionar o conteúdo a diferentes contextos presentes na realidade do aluno. Levar o contexto socioeconômico do aluno para dentro do ensino estimula a aprendizagem, fazendo com que o mesmo consiga ler e interpretar o seu conjunto de vivências de acordo com os conhecimentos científicos adquiridos.
A contextualização permite que a escola forme cidadãos com uma visão mais crítica e maior interação com o mundo real. Assim como a problematização contextualizada dos conteúdos auxilia na formação de um cidadão crítico e autônomo.
4º protocolo: Conceituação e formalização
Esse protocolo tem como objetivo trabalhar o processo de conceituação e formalização. A conceituação é trabalhada a partir do processo mental que integra a sensação, a percepção, a imagem e o símbolo em forma de classificação e categorização inicial do conhecimento. A formalização equivale à consolidação ou a concretização da ideia abstrata dos conceitos teóricos através do uso da linguagem, no âmbito da relação dinâmica entre linguagem e realidade. Ou seja, a formalização consiste em uma reformulação constante de um conceito, respeitando as etapas cognitivas do aluno, sua cultura e sua história.
5º protocolo: Avaliação e percepção de aprendizagem
A avaliação corresponde a um conjunto de ações que permite “alimentar, sustentar e orientar” as intervenções pedagógicas por intermédio do diagnóstico contínuo, sistemático e predominantemente qualitativo do conhecimento construído pelo aluno ao longo do processo educacional.
Esse diagnóstico é um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade da aprendizagem. O processo de avaliação deve possibilitar que responsáveis, alunos, professores, gestores ou mantenedores tenham a visualização, o acompanhamento e a reflexão sobre as práticas educacionais, para muito além da mera possibilidade de classificar comparativamente os estudantes, ou de fornecer subsídios para reorientação do processo educativo.
6º protocolo: Valores sociais e temas transversais
O protocolo de Valores Sociais tem como objetivo promover a consolidação de valores éticos através do aprofundamento da discussão de temas transversais. Os temas transversais compreendem seis áreas que representam questões sociais expressivas da vida cotidiana: a Ética, a Orientação Sexual, o Meio Ambiente, a Pluralidade Cultural, o Trabalho e Consumo e a Saúde. O M.O.D.A emprega os temas transversais visando induzir a capacidade de reflexão autônoma dos alunos, assim como sua vontade de atuar em favor da resolução dos problemas.