Inteligência Emocional (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais)
Em meados da década de 1980, o psicólogo Daniel Goleman desenvolveu seu conceito de inteligência emocional, o qual está pautado no desenvolvimento de habilidades como autoconhecimento, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções e relacionamentos interpessoais. Nesse cenário, o controle das emoções de um indivíduo contribui diretamente para um melhor desenvolvimento da inteligência emocional. Essa coleção tem como objetivo otimizar a educação do aluno através do controle de suas emoções, permitindo que o aluno possa desenvolver o autocontrole de seus sentimentos, a empatia e, principalmente, a capacidade de utilizar de forma adequada as suas emoções, canalizando-as para o processo de aprendizado. Essa coleção visa o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que podem ser descritas como “o processo pelo qual as crianças e os adultos adquirem e aplicam os conhecimentos, as atitudes e as habilidades necessárias para entender e administrar emoções, estabelecer e alcançar metas positivas, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e tomar decisões responsáveis”.
Os livros de Inteligência emocional abordam, de maneira geral, a preparação do educando para a vida em comunidade, o respeito às diferenças, a lidar com as emoções e a tomada de decisões.